VoidByte

Programar é pensar, muito mais que codificar

Requisitos : programe com um destino

1372188386_Sign_directionSem rumo

Já se sentiu perdido, sem saber pra onde ir ?  A sensação é a mesma quando estamos desenvolvendo software  sem ter  os requisitos bem especificados.  O projeto que é iniciado sem requisitos claros resulta em perda de tempo e desgaste profissional.

Talvez até digam que o seu trabalho está demorando demais. Talvez digam que suas soluções para os desafios propostos são muito  complicadas.  O fato é que programar sem ter requisitos funcionais e não funcionais definidos é como dirigir na neblina, sem visibilidade alguma. Como evitar situações como esta? É preciso estar atento a algumas armadilhas.

A falta de gerenciamento dos requisitos é um fator muito comum em projetos que fracassam. Estive lendo um artigo que mencionou o método ‘codifica-remenda’. Este método é usado quando o desenvolvedor não tem uma ideia clara do que o produto tem que fazer. A cada nova definição, ou falta de definição, o produto é modificado até ser entregue ou  mesmo abandonado.

 Distorções

Os requisitos  também podem ser distorcidos por problemas de comunicação.  A questão é que muitas vezes os requisitos existem, mas não são levantados e documentados de forma correta. Nada é mais perigoso do que passar requisitos apenas oralmente, sem uma validação formal.

O resultado da falta de documentação  é:  o gerente do projeto passa para o líder de equipe de uma forma, o analista entende de outra. O analista passa para  o programador e este implementa de outra forma. A confusão só vai aparecer quando o testador  verificar se o requisito foi cumprido, ou pior, quando o cliente for usar.

 Registre!

Outro descuido perigoso é documentar e não atualizar o documento quando há mudanças  ou são acrescentados novos requisitos. Reuniões periódicas são importantes para manter  o rumo correto do desenvolvimento. Mas é preciso gerar um  documento que formalize as decisões tomadas sobre os requisitos e  prioridades. O sintoma comum deste descuido é um conjunto de decisões tomadas a  dois ou três anos atrás que nunca foram aplicadas.

A verdade é que os requisitos são a base essencial para um software de qualidade.  Cuidar bem do levantamento  e  gerenciamento destes é vital para o sucesso dos projetos de software. Sem as especificações claras e registradas não há como saber o que testar ou mesmo o que é prioritário.

O ponto é : trabalhe com uma especificação decente antes de programar. Assim ninguém poderá dizer que ou seu trabalho é mediano.

É requisito de um bom trabalho.

Boa codificação!

Deixe um comentário

Engenharia de Software

Este blog tem como meta apresentar algumas discussões e opiniões relacionadas a engenharia de software. O blog foi criado pelo professor José Augusto Fabri da Universidade Tecnológica Federal do Paraná em 2008. Espero que vocês aproveitem os textos aqui apresentados.

Roberto Schneiders

A blog about experiences on software development

Meu mundo - Carlos Eduardo

Just another WordPress.com weblog

Delphi, Delphi Prism, Visual Studio, C#, ASP.NET

Para todos aqueles amantes da arte do desenvolvimento de Software.

Anderson Silva

Tecnologia da informação pra quem gosta de TI

reGIFELix

Alimentando o vicio pela informação e conhecimento em Java e Web Design

Diego Garcia

Delphi, Scrum, Arquitetura de Software e um pouco mais...

Ricardo Boaro

Embarcadero MVP

Blog do Fusco

Visões sobre Transformação Digital, Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia da Informação

Leandro Cunha facts

Meu mundo virtual

simasware blog

Desenvolvimento e Software Livre